Professora Ximena - E. E. João Crispiniano Soares - atividadesjcs2@gmail.com

4º ANO - SEMANA 9

SEMANA 9 - INTERPRETANDO UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS


OLÁ, PESSOAL!

ESTA SEMANA, VAMOS FAZER UM EXERCÍCIO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE UMA HQ.

NUMA LEITURA DESSE TIPO, TODOS OS DETALHES SÃO IMPORTANTES.

A LINGUAGEM DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS JUNTA DESENHO, SENTIMENTOS E EMOÇÕES DOS PERSONAGENS, BALÕES, LEGENDAS, RECURSOS GRÁFICOS, ETC. TUDO ISSO, PARA TRANSMITIR UMA IDEIA E CONSTRUIR UM SENTIDO.

EXERCÍCIO:
Observe esta história da Suriá e, depois, responda as 5 questões.
Uma dica: anote as perguntas e respostas numa folha.
Na próxima aula, revelarei as corretas, ok?
Está fácil! Divirta-se!


Laerte. Folha de S. Paulo, 05/02/2020. Folhinha.


1 - O balão em que a menina fala "NÃÃÃÃO", mostra que:
a) Suriá está chorando.
b) Suriá está gritando.
c) Suriá está cantando
d) Suriá está falando alto

2 - No primeiro quadrinho, por que a menina Suriá não quer entrar na escola?
a) Porque é dia de prova
b) Porque ela quer continuar brincando em casa e não quer estudar.
c) Porque é o seu aniversário.
d) Porque, lá dentro, é muito feio e sujo.

3 - Quem é esta mulher que tenta puxar a Suriá?
a) Uma moça maluca que estava na rua.
b) Sua mãe, ou alguém que cuida da menina.
c) Uma pessoa que não quer que a menina estrague o poste e o portão.
d) Alguém que quer arrancar os sapatos da menina.

4 - Por que, no segundo quadrinho, Suriá não quer ir embora da escola?
a) Porque as crianças estão se divertindo e brincando no pátio.
b) Porque ela precisa fechar o portão direitinho.
c) Porque vai ter uma festa com bolo de chocolate.
d) Porque ela esqueceu a lancheira na sala de aula.

5 - No segundo quadrinho, para onde querem levar a Suriá?
a) Para o Posto de Saúde, tomar injeção.
b) Para o dentista.
c) Para sua casa.
d) Para o banho.