2º ANO - SEMANA 14 - COR EMOÇÃO: CORES QUENTES, CORES FRIAS
PARTE 1 - COR EMOÇÃO
AS CORES SÃO CAPAZES DE PROVOCAR SENSAÇÕES, SENTIMENTOS E EMOÇÕES.
PODEMOS PERCEBER E EXPRESSAR ISSO NOS DESENHOS E PINTURAS!
TEMOS AS CORES QUENTES E AS CORES FRIAS.
PARTE 2 - CORES QUENTES
- LEMBRAM O SOL, O FOGO, A LUZ.
- TÊM MUITA ENERGIA, SÃO AGITADAS E VIBRANTES.
- PODEM SER ACONCHEGANTES, MAS, ÀS VEZES, TAMBÉM PODEM SER VIOLENTAS.
PARTE 3 - CORES FRIAS
- DÃO SENSAÇÃO DE CALMA, TRANQUILIDADE E FRESCOR.
- LEMBRAM QUIETUDE, LEVEZA E, ÀS VEZES, TRISTEZA.
PARTE 4 - PREPARANDO A FOLHA DA ATIVIDADE
A - Material: folha sulfite, lápis, borracha, lápis de cor ou giz de cera, régua e tampinha (para fazer círculos).
B - Com a folha no sentido horizontal, coloque a identificação e, depois, divida ao meio.
C - Identificar que um lado é para as CORES QUENTES e o outro é para as CORES FRIAS.
PARTE 5 - CORES QUENTES E CORES FRIAS
A - Separe todas as suas cores quentes e frias.
B - Com a tampinha, faça círculos e preencha com as cores corretas, em cada lado.
C - Pronto! Você montou sua tabela de CORES QUENTES e CORES FRIAS.
Observação: imagens pesquisadas em "Pintura - Um guia para jovens artistas", Elizabeth Waters & Annie Harris - Editora Moderna, 1997; "Arte e Habilidade - volume 7", Angela Anita Cantele, Bruna Renata Cantele - IBEP, 2007.