đ PDF - 4Âș ANO - SEMANA 13
4Âș ANO - SEMANA 13 - LEITURA DE OBRA: SENTIR E REFLETIR
PARTE 1 - CONTEXTO
Hoje, vamos ver uma obra do artista paulista Candido Portinari.
Portinari no ateliĂȘ.
"Auto-Retrato"
Seus trabalhos sĂŁo conhecidos no mundo todo. Mostram a vida no interior, o nosso folclore, coisas da infĂąncia e problemas da sociedade.
Ă muito bom conhecer o patrimĂŽnio artĂstico e cultural do nosso Brasil!
PATRIMĂNIO CULTURAL Ă O CONJUNTO DE VALORES QUE PRODUZIMOS E PASSAMOS PARA OUTRAS GERAĂĂES. ISSO CONSTRĂI NOSSA IDENTIDADE.
PARTE 2 - PARA QUĂ LER UMA OBRA?
NA LEITURA DE UMA OBRA, VOCĂ PODE PERCEBER, ANALISAR, INTERPRETAR E SE SENSIBILIZAR COM A PRODUĂĂO ARTĂSTICA DE ALGUĂM.
PARTE 3 - A OBRA - REFLEXĂO
Esta obra "PALHACINHOS NA GANGORRA", de Candido Portinari. Ela foi pintada com tinta a Ăłleo sobre madeira.
Foi pintada em 1957!
JĂĄ parou para pensar?
Como era o Brasil, na metade do século passado?
SerĂĄ que existiam computadores e celulares?
Como serå que as crianças se divertiam?
PARTE 4 - PREPARANDO A FOLHA DA ATIVIDADE
A - Material: caderno de desenho (ou folha sulfite), låpis, borracha, régua.
B - Com o caderno no sentido vertical, coloque a identificação do exercĂcio e as informaçÔes sobre a obra que vai ser lida.
PARTE 5 - LEITURA DA OBRA "PALHACINHOS NA GANGORRA"
ATENĂĂO AOS DETALHES. TUDO Ă IMPORTANTE!
A - Oito questÔes sobre a obra deverão ser respondidas.
1 - COMO Ă ESTE LUGAR? PARECE CIDADE OU CAMPO? EXPLIQUE.
2 - COMO Ă O CHĂO ONDE ESTĂ A GANGORRA?
3 - COMO ESTĂ O SOL? PARECE UM DIA MUITO QUENTE? EXPLIQUE.
4 - COMO OS PALHACINHOS ESTĂO VESTIDOS? POR QUE SERĂ QUE ESTĂO DESCALĂOS?
5 - PARA ONDE OS PALHACINHOS ESTĂO OLHANDO?
6 - TEM DOIS OBJETOS NO CHĂO QUE AS CRIANĂAS GOSTAM MUITO. O QUE SĂO?
7 - AO LONGE, NA LINHA DO HORIZONTE, TEM DOIS ELEMENTOS DA NATUREZA QUE CHAMAM A ATENĂĂO. O QUE PODEM SER?
8 - SE OLHAR COM ATENĂĂO, VAI ENCONTRAR, NESTA OBRA, MUITAS FORMAS GEOMĂTRICAS: NA PAISAGEM, NAS ROUPAS DOS PALHACINHOS, NOS OBJETOS. DESENHE, ABAIXO, AS FORMAS QUE APARECEM NELA. PODE COLORIR.
B - Copie as questÔes no caderno, deixe um espaço e, depois, responda. Se precisar, use mais de uma folha.
NĂS VAMOS USAR ESTA OBRA DE PORTINARI EM OUTRAS ATIVIDADES! ATĂ MAIS!
Observação: imagens pesquisadas em Wikipédia; redeglobo.globo.com e enciclopedia.itaucultural.org.br